sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Segunda sem carne


Por Carolina Beu

Sabe aquela história de começar a dieta na segunda-feira? Pois é, a adoção de novos hábitos no inicio da semana é um dos motes da campanha ‘Segunda sem carne’. Lançada nacionalmente no último domingo, dia 04, a iniciativa pretende estimular o não consumo de carne, ao menos uma vez por semana. Coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV), a campanha conta com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e parte do pressuposto de que a dieta carnívora em ampla escala contraria ideais sustentáveis, como o controle de emissões de gases do efeito estufa e o desmatamento.

A Associação Dietética Americana atribui à abstinência de carnes uma série de benefícios, dentre os quais a prevenção de doenças crônicas degenerativas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, colesterol elevado, entre outras. A campanha também quer convidar a população brasileira a repensar o cardápio do dia-a-dia, muitas vezes pouco diversificado e com baixo teor nutritivo.

Mundialmente, a campanha surgiu em 2003, nos Estados Unidos, com o movimento Meatless Monday (traduzido como segunda sem carne) que ambiciona reduzir em 15% a produção mundial de carne de boi, frango e derivados. Com adeptos em vários países, o movimento ganhou maior notoriedade com a adesão do ex-Beatle Paul McCartney em junho deste ano. No Brasil, a proposta agora é divulgar o projeto em escolas, empresas, bares, restaurantes, mercados e consultórios de médicos e nutricionistas.

Por Fernando Genaro

Essa ação é "teta" perto das jornadas da Vl. Brasilândia pelo Sou da Paz, participe você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário